2 de abril – Dia internacional do Livro Infantil

Publicado por Dona Joana em Diversão

Os livros infantis são aqueles escritos especialmente para crianças, embora muitas vezes os adultos também os leiam. Afinal, todo adulto tem uma criança guardada dentro dele.

Alguns livros infantis quase não têm texto, só muitos desenhos. Outros têm histórias de vaqueiros, animais, cavalheiros, fadas, aventuras e muita magia – tudo isso para você ler e entrar num outro mundo que só quem experimenta é que conhece.

No dia 2 de abril, comemoramos o Dia Internacional do Livro. Esta data foi escolhida como uma homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875) data que é comemorado o nascimento do escritor: 02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele. Dentre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.

A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de 60 países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura. A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.

Tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida.

As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa.

No 18 de abril, comemoramos no Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil, também como uma homenagem a um grande escritor de livros para crianças, só que brasileiro: Monteiro Lobato.

A Cuca Maluca tem uma série de livros infantis no formato digital. Conheça nossos livros no site http://www.cucamaluca.com/livros-e-jogos-infantis  e divirta-se!

Tags: , ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente