9 de julho é importante!

Publicado por Dona Joana em Blog, Educar

Quando eu era pequena, há muitos anos atrás, aprendíamos na escola uma matéria chamada “Educação Moral e Cívica”. Era uma disciplina obrigatória onde aprendi um pouco sobre o orgulho nacional, sentimento patriótico e ação construtiva visando o bem comum.

Aprendi também sobre unidade nacional e sobre solidariedade humana, caráter, moral, ética, dedicação à família e à comunidade e o preparo do cidadão para o exercício das atividades cívicas com fundamento na moral.

Naquela época, apesar de ainda vivermos em um regime militar, lembro que era bem divertido assistir aos desfiles cívicos. Os meus favoritos eram 9 de Julho -  desfile dos soldados da Revolução de 1932 e o outro, o Desfile de 7 de setembro.

Por que 9 de julho  é tão importante? Além de ótimas lembranças, de assistir aos desfiles quando era menina, eles tinham um significado especial, nós paulistas consideramos a Revolução de 1932 como o maior movimento cívico de nossa história.

A Revolução Constitucionalista de 1932, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Depois de quase de três meses de luta, sem os reforços e adesões que haviam sido prometidos por outros estados da Federação, e sem condições materiais para continuar, completamente só e sitiado, São Paulo se rendeu em 2 de outubro de 1932.

Claro que uma Revolução sempre tem seus heróis, não importa de que lado. No caso da Revolução Constitucionalista de 1932, passados 82 anos, há uma opinião unânime de que todos os heróis revolucionários paulistas estão consagrados pelas letras MMDC – as iniciais do combativo movimento civil composto por Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, tombados numa emboscada, sob fortes rajadas de metralhadoras, na noite 23 de maio de 1932, quando defendiam a causa paulista pela reconstitucionalização do Brasil.

Os restos mortais dos grandes mártires da Revolução Constitucionalista de 1932 descansam hoje no Monumento Mausoléu no obelisco do Parque do Ibirapuera.

 

Este ano não teremos o desfile, por vários motivos, inclusive por causa dos jogos da Copa. O pessoal precisa cuidar da nossa segurança, não é mesmo!

Comemorar esta data, significa comemorar o sacrifício de heróis que lutaram com suas vidas, para fazer um futuro melhor.

 

Como eu entendi isso? Estudando Educação Moral e Cívica.

Tags: , , ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente