APAE DE SÃO PAULO realiza TESTES DO PEZINHO que detectam até 48 doenças

Publicado por Cuca em Responsabilidade social

Em parceria com a Unisert, ação é promovida em comemoração ao Dia Nacional do Teste do Pezinho 

Tendo a prevenção como a melhor forma de cuidar da saúde do bebê, A APAE DE SÃO PAULO dispõe de tecnologia de última geração para realizar o Teste do Pezinho. Além do tipo básico, obrigatório e gratuito em todo o Brasil, a Organização também oferece os Testes do Pezinho Mais e Super que identificam até 48 patologias, algumas antes mesmo de apontarem os primeiros sintomas.

O Teste do Pezinho possibilita tanto o diagnóstico como o tratamento precoce de importantes doenças que, se não tratadas a tempo, podem levar à Deficiência Intelectual e causar outros danos à qualidade de vida da criança. Portanto, a coleta deve ser realizada após 48 horas de nascimento. Rápida e indolor é feita a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Conheça os tipos:

 

- Teste do Pezinho Básico é obrigatório e gratuito em todo o país, composto por seis diagnósticos: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias.

- Teste do Pezinho Mais detecta mais seis doenças, além das mencionadas no Básico: deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita e toxoplasmose congênita.

- Teste do Pezinho Super é o único a diagnosticar 48 patologias e um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das doze doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e Mais, outros 36 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas – MS/MS Tandem.

Há ainda o teste personalizado que é realizado conforme a solicitação do médico e necessidade do paciente.

Foi a APAE DE SÃO PAULO que trouxe o Teste do Pezinho ao Brasil em 1976. A Organização é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal credenciado pelo Ministério da Saúde no Estado de São Paulo, sendo responsável por 57% dos exames realizados no território paulista e 80% na capital, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Pioneiro na implantação do Teste do Pezinho na América Latina, seu Laboratório é um dos três maiores do mundo. “Possuímos equipamentos com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para a coleta das amostras e realização dos testes com resultados altamente confiáveis. Já examinamos mais de 14 milhões de crianças desde 2001, prevenindo a Deficiência Intelectual e garantindo a melhora na qualidade de vida. Só no ano passado, triamos mais de 373 mil bebês”, afirma Mirna Tedesco, Gerente de Saúde da APAE DE SÃO PAULO.

Por meio de um Sistema de Busca Ativa, a APAE DE SÃO PAULO também oferece uma estrutura avançada e uma equipe interdisciplinar para convocação, orientação e tratamento dos casos com alteração nos resultados, composta por especialistas das áreas de pediatria, endocrinologia, hematologia, neurologia, psiquiatria, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e assistência social. Em 2012, foram 4.101 pacientes atendidos e 16.673 consultas realizadas.

Dados 2012

 

Crianças (Bebês) triadas

373.555

Exames realizados

1.830.298

Casos Positivos Total/ano

669

% das crianças (bebês) triadas que realizaram a coleta (de amostras) até o 7º dia de vida (RN – recém-nascidos) e com a liberação de resultados em média em “6″ dias.

90,0%

% dos clientes estão satisfeitos com a prestação de serviço
(referência Pesquisa de Satisfação Qualidade Norma ISO 9001)

97,28%

 

 

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência na prevenção e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual. Há 52 anos, atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, promove também a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. Para conhecer mais sobre a APAE DE SÃO PAULO, acesse o site www.apaesp.org.br, ou entre contato por email atendimento@apaesp.org.br  ou por telefone, no número (11) 5080-7123.

Para ajudar a APAE DE SÃO PAULO acesse:http://www.apaesp.org.br/SaibaComoAjudar/Paginas/Doacoes-e-associacoes.aspx

 

Tags: ,

Trackback

Cuca

Cuca

A Cuca tem 7 anos, tem cabelos ruivos (cor de chocolate), olhos claros, e sempre anda de Maria-chica!

Comentários (2)

  • Danny Jordan

    |

    Hi, thanks for sharing. I’m wondering if it’s OK to copy some of the text in my site?

    Responder

    • Valéria Guerra

      valeria

      |

      Yes… please share this information

      Responder

Comente