Bolo de Laranja especial para o Papai!

Publicado por Dona Joana em Blog, Cozinhando

Alguns historiadores acreditam que há 700 aC no Egito já se vendiam pães e biscoitos adocicados. Existe um painel com registro de vários tipos de pães e bolos datado por volta de 1175 aC, ilustrando a confeitaria da corte do faraó Ramsés III.
Os romanos conheciam a técnica da fermentação, e por este motivo, desenvolveram várias receitas de bolos, inclusive com a adição de frutas secas e até mesmo queijo.
Hoje, podemos afirmar que embora os bolos sempre estejam associados a festas e comemorações, com o passar do tempo, tornou-se um alimento mais comum, presente quase que diariamente à mesa.
Selecionamos uma receita deliciosa de bolo de laranja. Quando ele está quase terminando de assar, deixa um perfume maravilhoso, que lembra a casa da vovó.
Depois dessa incrível história, que tal preparar um delicioso bolo para comemorar o dia dos pais?

Ingredientes:

Massa: 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de acúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 1 copo de suco de laranja (coado)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 1/2 colher (sopa) de raspa de casca de laranja

Calda: 3/4 copo de suco de laranja
- 4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Massa: Bata as claras em neve. Reserve. Na tigela da batedeira coloque as gemas, o açúcar, e a manteiga. Misture bem. Bata essa mistura até ficar bem homogênea. Continue batendo, misturando a farinha e o suco de laranja ao mesmo tempo, pouco a pouco. Desligue a batedeira e adicione o fermento e as raspas de laranja na massa. Acrescente a clara em neve. Asse em forma com furo no meio, em temperatura de (180ºC), por aproximadamente 30 minutos.

Calda: Misture o açúcar com o suco de laranja. Depois de desenformar o bolo, faça pequenos furos na massa com um palito de dente. Jogue a calda por todo o bolo.

Tags: ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente