Brincadeira de Criança – Vamos empinar pipa

Publicado por Beto em Blog, Diversão

Este divertido brinquedo, nasceu na China antiga, por volta do ano 1200 a. C. As pipas eram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.

Variações: A pipa recebe outros nomes, como papagaio, raia e peixinho, e também tem formatos variados. Em alguns lugares a rabada também é chamada de rabiola ou rabo.

Feita de jornal, essa variação do papagaio (ou pipa, como é conhecido em algumas regiões) vai divertir a meninada nos dias de vento. 

Empinar pipa desenvolve a coordenação visual e motora, ritmo e relação entre espaço e tempo.

Materiais

  • 3 varetas (uma com 50 cm, duas com 30 cm)
  • Papel de seda (na cor que desejar)
  • Linha de pipa (a famosa “linha 10”)
  • Cola branca
  • Palito de dentes
  • Tesoura e muitas sacolas plásticas

 

Passo A Passo

  1. Comece pegando a vareta maior e amarrando uma das menores a 10 cm da ponta, deve ficar como uma cruz. Já a segunda vareta deve ficar amarrada a 19 cm da primeira. Em seguida passe a linha em torno de toda a armação.
  2. Continue cortando o papel, a forma correta de fazer é posicionar a armação sobre a folha aberta e usando a tesoura recortar deixando uma margem que exceda mais ou menos 2 cm. Então dobre as bordas e cole na “capa” da sua pipa, podemos dizer que é como se você estivesse embrulhando a linha da armação.
  3.  Nesse ponto a sua pipa já estará com o aspecto final ou mais ou menos, pois ainda precisamos dar a envergadura para poder colocar o estirante.
  4. A envergadura da sua pipa será feita com a vareta superior e somente com ela. Para isso segure nas pontas e entorte como se estivesse tentando quebra-las, mas não pode forçar demais. Amarre com a linha e forme um tipo de arco.
  5. Para o estirante você deverá fazer dois furos com o palito o mais perto que conseguir da junção da vareta superior, amarre a linha em volta dessa junção e deixe mais ou menos uns 50 cm da linha com folga. Amarre então na extremidade inferior.
  6. A cerca de 5 cm de amarra superior você deverá fazer um laço para que seja possível prender a linha e o tudo estará feito. O cabresto estará finalizado.
  7. Nesse último passo faremos a “rabiola”. Para isso você deve dobrar duas sacolas plásticas na vertical e cortar as suas alças e o seu fundo, pense que você está cortando “fatias” de sacola. Depois desenrole-as e corte-as no meio, amarre em outro pedaço de linha.
  8. Lembre que quanto maior for a sua rabiola mais estabilidade a sua pipa terá. Depois de estar com a sua pipa pronta basta ir se divertir, mas sempre com cuidado de nunca empiná-la em áreas que tenham fiação elétrica.

 

COMO BRINCAR – A criança segura a linha pipa e começa a correr. Enquanto ele avança, o vento ajuda a colocá-la no alto. Para fazer essa atividade em grupo, você pode organizar um campeonato em que o desafio é ficar mais tempo com o papagaio no ar.
Essa pipa é super simples, serve para aqueles dias quando o vento é leve ou moderado.

Divirta-se como tantas pessoas já fizeram até hoje em dia no mundo todo, as pipas são brinquedos que nunca perdem a graça!.

 

 

Tags: , , ,

Trackback

Beto

Beto

Corajoso, curioso, ele tem espírito aventureiro e é muito inteligente.

Comente