LIÇÃO DE CASA OU STRESS EM CASA?

Publicado por Celia Alves em Educar

Lição de casa é sempre um tema polêmico. Alguns pais acham que é mais um motivo de stress ao chegar em casa.

Primeiro, devemos pensar na função da lição de casa: fixar os conteúdos dados em sala de aula, de forma que mantenham seu aprendizado.

Os professores sempre estão preocupados com a quantidade das lições de casa enviadas. Sabem que terão críticas, pois sempre haverá quem as achará exageradas ou poucas. Tendo todos esses fatores em mente, é função dos professores equilibrar a quantidade e a qualidade das lições.

Tarefa fácil? Certamente que não… O professor não pode avaliar o tempo que cada aluno tem em sua casa para realizar as tarefas, pode apenas ter uma noção média desse tempo. Mesmo porque cada criança tem o seu ritmo, então é impossível cronometrar, a cada dia, o tempo que irá gastar para realizá-la. Vale o bom-senso dos professores, que devem conhecer seus alunos e saber onde estão as dificuldades.

Uma dica para os pais é não fazerem da lição de casa um motivo a mais para brigas, cansaço ou até decepção de seus filhos.

Vale a pena seguir algumas orientações:

  • O importante é que as crianças tenham um espaço específico para fazerem a lição sem interrupções ou distrações.
  • Dê autonomia ao seu filho para realizá-las sem ajuda. Garanta a ele que, com esforço, tudo pode ser possível. Isso ajudará na construção da autoestima da criança e na persistência, qualidades essenciais para o equilíbrio emocional.
  • Valorize sempre a importância da lição de casa para o crescimento de seu filho. Mesmo que discorde da professora, nunca diga isso na frente da criança. Se necessário, marque uma reunião e tire suas dúvidas.
  • Se as dúvidas forem muito grandes e a criança realmente não souber o que fazer, fale com a professora e peça uma orientação individualizada para seu filho.

Lembre-se sempre que os professores do seu filho têm os mesmos objetivos que você. Com certeza, estão trabalhando para que a criança aprenda, que seja feliz e que se torne um cidadão de bem!

Espero ter ajudado! Um abraço e até a próxima semana!

Um beijo,

Prof. Célia

Trackback

Celia Alves

Celia Alves

Professora, com pós-graduação em psicopedagogia, poetisa nas horas vagas e devoradora de livros em horário integral

Comentários (1)

  • cristina

    |

    Parabéns Cé! ótimo artigo!! beijos! Cris

    Responder

Comente