A difícil vida das crianças…

Publicado por Celia Alves em Educar

Não é fácil ser criança hoje em dia… Sei que muitos vão discordar, dizer que agora tudo é menos complicado, as crianças têm mais liberdade, não existe mais castigo físico…

Em compensação, as crianças têm grande parte do seu dia cronometrada em milhares de atividades: judô, ballet, natação, inglês, escola de esportes, e assim por diante.

Claro que as atividades extracurriculares são muito importantes, mas estamos dando tempo suficiente para a criança ser, simplesmente, criança?

Não vejo mais crianças correndo pela rua, de mãos sujas de tanto mexer na terra e no chão, de joelhos ralados. Eu sei, a violência não permite mais a volta ao tempo…

Não vejo mais crianças dando risadas bem alto, brincando na chuva, em um dia de verão… Eu sei, a chuva pode causar gripe, a água acumulada na rua está misturada com urina de rato, leptospirose…

Não vejo mais crianças brincando de polícia e ladrão… Eu sei, nada de incentivar a violência ou o politicamente incorreto…

Vejo crianças testando os últimos modelos do celular e do tablet, mas não as vejo brincar de pião, de amarelinha ou de casinha…

Vejo crianças escolhendo suas roupas, já sabendo que marcas preferem. Mas não vejo crianças escolherem uni-duni-tê…

Somos todos sobreviventes de uma época em que não avisávamos nossas mães onde estávamos, onde a rua era o nosso enorme quintal…

Pobres crianças, com seus aparatos tecnológicos, higienicamente corretas, roupas imaculadas e de marca…

Quando é que, enfim, poderão ser crianças? Que tal um passeio no parque mais próximo, com direito a roupa suja, esfolado no joelho e sorriso no rosto? Aproveitem cada instante, eles não voltam mais…

Até a próxima semana!!

Aguardo sua visita no meu blog: http://pedecoracao.blogspot.com.br/

Trackback

Celia Alves

Celia Alves

Professora, com pós-graduação em psicopedagogia, poetisa nas horas vagas e devoradora de livros em horário integral

Comente