Do ofício de ser professora…

Publicado por Celia Alves em Educar

Todo mundo tem lembranças dos seus professores, para o bem ou para o mal… Há os professores inesquecíveis porque nos inspiraram, nos ajudaram a crescer… Como também há aqueles que nos trouxeram traumas, limitações. Coisas que não temos coragem de encarar até hoje por causa de uma palavra, de um olhar de descrença.

Também tenho essas lembranças e é elas que me conduzem no meu trabalho agora. Tento imitar os meus melhores professores e fugir dos erros dos meus piores.

Lidamos com o desequilíbrio do ser humano. Sim, aprender é um desequilíbrio. Lembra-se do horror que era começar a dirigir? Ter que pensar em cada passo a ser dado? “Bem, coloquei a 2ª marcha agora, o que tenho que fazer? Opa, olhar o espelho… Será que liguei a seta?”

Aprender é maravilhoso, mas o processo é dolorido, te dá insegurança (será que vou conseguir?), te dá medo (e se eu não conseguir?), te estressa (ah, estou cansada disso!).

E aí entramos nós nesse processo: “Sim, você consegue”, “Estou aqui pra te ajudar”, “É cansativo, mas vai valer a pena”…

Confiança – É disso que se trata a relação entre alunos e professores. Se o aluno confia em você, vai arriscar trilhar esse caminho desconhecido que é o aprendizado.

Sei que muitos pais pensam que os primeiros dias de aula são inúteis, dá pra esticar um pouquinho as férias, porque não terá “nada”. Enganam-se! Os primeiros dias de aula são os mais importantes! É ali que o professor tem que conquistar o afeto e a confiança. Todo o esforço é para criar o ambiente de aprendizagem que vai ser percorrido ao longo do ano. Cada frase, cada atividade é para cativar os alunos para essa nova aventura.

Ser professora é o que me define e é também o que me faz feliz… Um dia nunca é igual ao outro. Planejamos nosso percurso, mas temos que ajustar as velas do nosso barco a cada dia, dependendo de cada situação.

Ser professora é uma opção, mas com certeza ser feliz é obrigatório!

Um beijo e até a próxima

Acompanhe a Prof. Célia neste lindo blog:  http://pedecoracao.blogspot.com.br/

 

Tags:

Trackback

Celia Alves

Celia Alves

Professora, com pós-graduação em psicopedagogia, poetisa nas horas vagas e devoradora de livros em horário integral

Comentários (1)

  • Aluna Paloma

    |

    ola eu sou uma das alunas de Celia Alves Cardoso, e ela e uma inspiracao pra mim sempre fazendo disafio en quanto aprendemos e isso e legal de mostra pois sendo uma prof as vezes brava com o comportamento nos ajuda para no futuro eu e os resto dos alunos de celia e giany se tornem o que bem vier…

    Responder

Comente