Educação = Amor + Firmeza

Publicado por Adriana em Crianças das Estrelas

Ser mãe (e pai) é o maior desafio que um ser humano pode viver.

Falar de educação nunca é demais porque nesse quesito sempre seremos eternos aprendizes, cada dia viveremos um novo desafio.

Quando li um artigo que dizia que os pais nunca erram, eles simplesmente falham – confesso que fiquei muito aliviada.

Vivemos hoje a geração da culpa e isso pode trazer danos irreparáveis para nossos filhos. A culpa é carregada de ego e o que as crianças mais precisam é de mais firmeza e limites bem claros.

Quando nos sentimos culpados cedemos em exagero, compensamos com coisas ao invés de sentimentos e estamos sempre transmitindo para eles que algo está errado.

Essa mesma culpa que assombra em especial as mães, é a grande vilã da educação e do bem-estar emocional das crianças.

Tenho ouvido muito por aí:

- Meu filho não quis estudar lá, meu filho chora quando vai para acolá!

Eu confesso que sinto um estranhamento quando escuto isso e somente quando ouvi de uma grande educadora “que a nossa culpa em educar está causando muito sofrimento nas crianças”, comecei a ver que por ignorância e claro, por culpa, estamos privando as crianças de se frustrarem e de ouvirem não.

Ao deixarmos com elas o poder de decidir em que escola estudar, etc., etc., isso causará nelas um dano ainda maior no futuro, porque elas não têm maturidade para decidir absolutamente nada do que possa ser bom para elas. E ainda, estamos deixando o peso dessa decisão e consequência em crianças que deveriam somente brincar e estudar.

Será que por acharmos que isso é Amor, estamos também lhe roubando a infância, por não sabermos dizer não?

Atirem a primeira mamadeira quem nunca errou, mas não tenham medo de falhar e dizer não e principalmente, libertem-se da culpa.

Os pais devem decidir e mostrar-lhes o melhor caminho (ainda que falhemos), e os únicos ingredientes indispensáveis para isso dar certo é fazer com muito Amor e Firmeza.

Até a próxima semana,

Adriana Perazelli

Tags: ,

Trackback

Adriana

Adriana

COLUNISTA, Adriana Perazelli, Mãe da Isabella em tempo integral e nas horas vagas Autora de Livros Infantis, Editora de Blog, Colunista de Jornal e Palhaça-Doutora.

Comentários (1)

  • Fernanda Gonella

    |

    Amiga, vc só me ajuda com suas palavras, estávamos falando sobre isso, no nosso ultimo encontro, lembra???
    Vc não faz idéia de como tudo mudou……
    Obrigada por tudo sempre……LY

    Responder

Comente