Episódio 6: MAIS APRENDO DO QUE ENSINO

Publicado por Sabrina Espinos em Crônicas de uma Mãe de 3, Papo de mãe

Sempre achei que quando virasse mãe ia ensinar meus filhos a fazerem de tudo. Claro! Como pode ser o contrário?

Ensinei muita coisa. Ensinei a falar, a andar, a usar o banheiro, a tomar banho, se trocar…. Ensinei a respeitar os mais velhos, a ser gentil, ser caridoso com os menos favorecidos… enfim, ensinei meus valores e ensinei o que acho correto.

Mas, para minha surpresa, aprendi muita, muita, muita coisa.

Eles me ensinaram que meu beijo cura qualquer machucado, diminui qualquer dor e acalma qualquer nervoso. Me ensinaram que buscar na escola é suficiente para fazê-los felizes.

Aprendi a me doar sem esperar nada em troca. Aprendi que um sorriso deles cura qualquer noite mal dormida ou tira qualquer tristeza do meu coração. Aprendi que posso ser um exemplo a ser seguido.

Me ensinaram que o simples fato de eu sentar e desenhar junto proporciona uma felicidade imensa. Que o melhor presente não está nas lojas. Está aqui.

Que tudo o que eles precisam é de mim. Não fisicamente. Posso estar distante mesmo estando perto…daí não serve. Tem que estar de corpo e alma. Com vontade. Tempo com qualidade, mesmo que seja pouco…

Aprendi a ter medo da perda. Aprendi que mesmo não querendo, preciso ser rígida. Aprendi a ser forte e fraca na mesma intensidade, por incrível que pareça.

Aprendi a conviver constantemente com antônimos – medo, coragem; força, fraqueza; gentileza, rispidez; amor, raiva…

Aprendi que minha presença, minhas atitudes e palavras refletem diretamente na formação do caráter deles. E que isso me aflige um pouco.

Aprendi que ‘dou conta do recado’ e que o destino foi muito benevolente comigo!

Com eles, aprendi a compreender meus pais.

Aprendi que posso ter três corações além do meu. Aprendi a ter mais fé, a confiar ainda mais em Deus e a Lhe entregar a vida dos meus pequenos.

Eles me ensinam a viver como nunca tinha vivido.
A sorrir como nunca tinha sorrido.
A aceitar como nunca tinha aceitado.
A lutar como nunca tinha lutado.
A me doar como nunca tinha feito…

Eles me ensinam, eu aprendo. Eu ensino, eles aprendem…

Trackback

Sabrina Espinos

Sabrina Espinos

Sou arquiteta, empresária e mãe de três crianças lindas. Adoro contar histórias que acontecem por aqui e no meu blog pessoal http://cronicadeumamaedetres.blogspot.com.br/

Comente