Feriado

Publicado por Celia Alves em Educar

Férias, feriado… As crianças adoram, os pais ficam com os cabelos em pé. O que fazer com eles? Ligar a televisão? Liberar a Internet 24 horas?

Como disse na coluna anterior, vida de criança não é fácil. Volta e meia vejo desabafos das crianças no Facebook: “Que tédio… Nada para fazer…”

Acho de fundamental importância que a criança aprenda a se entreter sozinha. Desde pequena, deve ter à disposição livros, gibis, lápis de cor, canetinhas, cadernos de desenho, livros para pintar, etc…

Atividades que despertam a imaginação jamais deixam a criança à mercê do tédio. Elas podem imaginar as histórias lidas, desenhar o mundo que quiserem, escrever seus pensamentos e emoções.

Nunca torne essas atividades “obrigações”. Simplesmente chegue em casa e fale que tem uma surpresa maravilhosa. Aí então deixe a criança abrir aquela caixa de gostosuras para abrir seu coração e sua cabeça para coisas novas.

Ser feliz é fácil. Criança sabe disso. Não se iluda. Comprar o brinquedo mais modernoso, cheio de botões não é o ideal para a criança se divertir. Ela precisa atuar sobre suas próprias brincadeiras.

E aí? Que tal dar o exemplo? Pegue também o seu papel em branco e pinte a sua obra de arte! Vale rabisco, bonequinho feito de pauzinhos, casinha com fumacinha saindo da janela… O que importa é você mostrar para a criança que é muito fácil arrumar uma atividade que irá diverti-la. Custa pouco e é diversão na certa! Vamos tentar?

Um abraço todo colorido e enfeitado! Até a próxima semana!!

 

Um beijo

Célia

Aguardo sua visita no meu blog: http://pedecoracao.blogspot.com.br/

Trackback

Celia Alves

Celia Alves

Professora, com pós-graduação em psicopedagogia, poetisa nas horas vagas e devoradora de livros em horário integral

Comente