Hoje é o dia Nacional da Saúde!

Publicado por Dona Joana em Blog, Papo de mãe

O 5 de agosto foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Quando pensamos em saúde, nos vêm à mente a saúde física, o bem-estar com nosso organismo; com a nossa “máquina”.

Em seguida surgem as questões de alimentação saudável, check-up, sono de qualidade, exercícios físicos x sedentarismo e por aí vai, uma lista interminável de coisas que devemos seguir para finalmente conseguir a tão sonhada vida saudável.

Está certo que sem a maioria das coisas citadas na lista acima, seguida de forma mais ou menos correta, não teríamos qualidade de vida, pois nosso organismo com certeza viveria dando sinais de que algo vai mal.

Logo, a prevenção por meio de check-up é a melhor saída!

Mas gostaríamos de falar da saúde da mente, que por tabu é pouco mencionada e faz toda a diferença na vida de qualquer ser humano.

Uma má higiene mental pode criar muitos problemas, inclusive físicos. Atenção!

Pode ser que você precise colocar sua cabeça no lugar, melhorar sua saúde mental, para então ter uma boa qualidade de vida.

Selecionamos algumas dicas valiosas para ajudar nessa jornada:

- Desenvolva algum tipo de passatempo através do qual você possa expressar suas emoções, pois com isso sua energia será canalizada em busca de prazer, ou seja, de alegria. No início pode parecer difícil para muitas pessoas, mas não desista, tente e conseguirá, no final, colher bons frutos dessa tarefa.

- Alimente sua mente com relações sociais, ou seja, não se isole. Permita trocar afeto e não seja você sempre a dominadora. Deixe com que as outras pessoas também tenham a chance de escolher os programas que farão, por exemplo. Um exercício nada fácil, mas quando conquistado, o sorriso aparece de “orelha a orelha”.

- Recupere as amizades antigas e faça novas também, afinal ninguém vive sozinho e a troca entre pessoas é fundamental para uma boa higiene mental.

- Busque na medida do possível, trabalhar com o que gosta, lembrando que a satisfação na sua carreira deve vir de você mesma e não dos outros. Eleve sua auto-estima.

- Esteja cercada de beleza, mude a decoração da sua casa (um enfeite que seja), coloque flor na sua sala, escute uma música enquanto faz uma tarefa doméstica, busque a espiritualidade que lhe agrade, cuide da sua aparência, esteja bem para você mesma e com certeza sua qualidade de vida subirá no termômetro da vida.

- Preencha sua mente com coisas que lhe façam bem. Os “alimentos mentais” devem ser positivos, afinal pensamentos negativos não fazem bem a ninguém. Procure tirar o tédio da sua mente.

- Identifique qualquer problema como ansiedade, ataques de pânico, humor deprimido e outros, e não tenha vergonha de buscar ajuda profissional, pois o quanto antes identificado, diagnosticado e tratado, melhor será sua qualidade de vida.

- Tente pensar antes de falar, assim você falará apenas palavras positivas e inofensivas e não correrá o risco de sair despejando um caminhão de angústias e problemas nas pessoas que estão próximas a você. Afinal, pessoas que fazem esse “despejo” com freqüência acabam sozinhas.

- Mantenha o ambiente que você vive organizado, isso ajudará a organizar seus pensamentos. Ninguém pode viver em uma bagunça e ter a cabeça em ordem.

- Hobbies são bons, mas quando viram “vício”, tome cuidado! Podem causar estresse. Procure variar suas atividades de lazer.

- Uma boa estratégia para desabafar tristezas e mazelas da vida antes de dormir é escrever em um diário ou caderno tudo que lhe aflige, dessa forma você estará desabafando e com certeza dormirá bem melhor.
Vamos manter o equilíbrio de nosso organismo. As saúdes física, mental, espiritual e ambiental são fundamentais a todos nós!

fonte: Nantú Consultoria

www.http://nantuconsultoria.com.br/dia-nacional-da-saude-melhore-sua-saude-mental/#

 

Tags:

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente