O melhor Brigadeiro do Mundo!

Publicado por Thi Campos em Cozinhando

Sabores e Fábulas

Era uma vez, um chef de cozinha muito especial. Ele adorava misturar “ingredientes mágicos” e transformá-los em deliciosos bolos e doces.

Um dia este Chef conheceu a Cuca Maluca e desde então eles ficaram muito amigos! O Chef descobriu que a Cuca adora comer brigadeiros. Então ele resolveu ensinar a todos uma receitinha deliciosa. Ele também contou para a gente que o Brigadeiro foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Naquele tempo, era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer receitas de doces. Aí, descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho bem gostoso (Brigadeiro para presidente), mas ainda faltava dar um nome para o novo doce!

Naquela época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato. As mulheres que trabalhavam na campanha, em vez do “santinho” tradicional do candidato, distribuíam o docinho para ganhar votos.

Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado.

 

Vamos a receita!

Brigadeiro ao Leite

Ingredientes:

395gr de Leite Condensado

200gr de Creme de Leite

200gr de Chocolate ao Leite

20gr de Margarina com 80% de Lipídios

200gr de Chocolate Granulado ao Leite

 

Modo de Preparo:

1. Em uma panela com fundo grosso coloque a manteiga, o leite condensado, o creme de leite e o chocolate ao leite picado.

2. Leve em fogo alto e mexa sem parar.

3. Quando começar a ferver, deixe em fogo médio e continue mexendo sem parar.

4. Quando o Brigadeiro começar a se soltar das bordas da panela, ele já está em ponto de corte e você já poderá retirar no fogo e da panela e colocar em um pote de vidro para esfriar.

 

Brigadeiro de Coco

Ingredientes

395gr de Leite Condensado

200gr de Creme de Leite

200gr de Chocolate Branco

20gr de Margarina com 80% de Lipídios

200gr de Chocolate Granulado Branco

50gr de Coco Ralado Grosso Úmido e Adoçado

50gr de Coco Ralado Fino

200ml de Leite de Coco


Modo de Preparo:

1. Em uma panela com fundo grosso coloque todos os ingredientes, menos o Coco Ralado e o Leite de Coco.

2. Leve em fogo alto e mexa sem parar.

3. Quando começar a ferver, deixe em fogo médio e continue mexendo sem parar. E vá acrescentando o Coco Ralado e por último o leite de coco.

4. Quando o Brigadeiro começar a se soltar das bordas da panela, ele já está em ponto de corte e você já poderá retirar no fogo e da panela e colocar em um pote de vidro para esfriar.

 

Montando os Brigadeiros

1. Depois que os Brigadeiros estiverem frios, passe margarina nas mãos e comece a modelar as bolinhas.

2. Quando estiverem prontas, jogue-as no granulado e depois coloque nas forminhas.

E além de festa ficar gostosa, quer tal deixar ela mais divertida? Então veja abaixo as nossas dicas:

- Você poderá fazer uma bolinha pequena do Brigadeiro ao Leite e outra do Brigadeiro de Coco e depois juntar as duas e passar no granulado de chocolate ao leite e chocolate branco.

- Também poderá usar Blossons(formato diferente de chocolate granulado feito com chocolate Belga)  de Morango no Brigadeiro ao Leite.

- Fazer outros sabores de Brigadeiro como por exemplo o de Pistache, Nozes, Nutela, Café, Limão Siciliano, etc.

- Usar as mini caixas decoradas e os mini tapetes para deixar eles mais vistosos e bonitos.

- Colocar palitos decorados ou personalizados

Muito importante , quanto melhor a qualidade dos ingredientes, mas saborosos eles ficarão!

Até a próxima receitinha gostosa!

 

 

 

 

Tags: , ,

Trackback

Thi Campos

Thi Campos

Era uma vez um Chef muito bondoso que vivia numa linda casa cercado de “Ingredientes Mágicos” com os quais ele fazia deliciosos bolos... Seus bolos eram tão saborosos que todos disputavam o último pedaço no par ou ímpar. Os amigos e familiares desse Chef, sempre comentavam dessas delícias com outras pessoas. Até que um dia, uma amiga do Chef levou um bolo para os seus avós que haviam chegado de viagem. No dia seguinte, os avós vieram até a casa do Chef e levaram mais bolos para os seus amigos e familiares. Vendo a felicidade das pessoas que comiam seus bolos, o Chef abriu a linda casa e colocou uma placa: vende-se bolos. Mas ainda faltava colocar um nome. Então, enquanto ele dormia, os “Ingredientes Mágicos” conversavam para saber qual seria o melhor nome até que todos de uma única vez pronunciaram: Sabores e Fábulas Quanto o Chef acordou no dia seguinte, encontrou o nome Sabores e Fábulas escrito em formato de um bolo. Desde então, todo os dias são assados vários sabores de bolos e cada pessoa que leva um deles, tem uma bela fábula para contar.

Comentários (1)

  • Simone Ferronato

    |

    Parabéns Thi Campos….. vc merece….

    Responder

Comente