Palha Italiana

Publicado por Dona Joana em Blog, Cozinhando

Palha Italiana

A Cuca Maluca, menina esperta que é, fez-me uma pergunta interessante: “Vó, se brigadeiro é um doce brasileiro, como é que a Palha Italiana é feita com ele?”

Pois é, ninguém sabe ao certo de onde surgiu essa maravilha de doce. Certeza absoluta é que não veio de Portugal e menos ainda da Itália e menina estava mesmo certa, é um doce genuinamente brasileiro. Alguns acreditam que tem origem no sul, berço do Brigadeiro. A palha, diferentemente do brigadeiro, sofreu influencia da culinária portuguesa e italiana graças aos imigrantes italianos e portugueses que para o sul do Brasil vieram.

A origem do nome “Palha” acredita-se ter recebido influencia do doce Salaminho de Chocolate, um doce português o qual em sua receita além do biscoito Maria temos amêndoas sem pele, ou seja, sem palha. No processo de preparação do doce, quando a amêndoa é torrada e friccionada solta a sua palha, marcando assim o nome do doce o qual influenciou. Acredita-se também que a parte “Italiana” do nome é devido a comunidade italiana que vive no sul.

Resumo da história, é que como o povo brasileiro, a Palha nasceu de uma grande mistura de culturas e ninguém sabe explicar direito como e onde, mas não há nenhum doce na Itália com esse nome. E agora já sabemos, a Palha é brasileira!!!

E vamos para a cozinha com as crianças fazer essa delícia? Eis a receita! 30 minutinhos para ficar pronto!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 8 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1/2 colher de sopa de margarina
  • 1 pacote de biscoite Maizena

Modo de Preparo:

  1. Pique o biscoito em pedacinhos e reserve
  2. Com o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó, faça um brigadeiro
  3. Assim que o brigadeiro começar a soltar do fundo da panela, misture o biscoito picado até formar uma massa
  4. Retire do fogo
  5. Unte uma bancada ou qualquer superfície lisa com margarina e despeje a massa
  6. Abra a massa batendo com a palma da mão para espalhar na superfície
  7. Deixe esfriar e corte em pedaços como quiser

 

Tags: , , ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente