Perguntinhas incômodas…

Publicado por Celia Alves em Educar

Natal chegando… Papai Noel em todos os lugares… Mas para nossas crianças moderninhas, algo está errado aí:

“Como é que o Papai Noel pode estar em todos os lugares?”

“Minha casa não tem chaminé. Por onde ele vai entrar, se a porta fica trancada à chave?”

“Como é que o Papai Noel vai ter tempo de ler todas as cartinhas, ainda fazer os brinquedos e entregá-los?”

E aí, lá vem a pergunta pior de todas: “Papai Noel existe?”

As crianças estão cada vez mais antenadas e menos propícias a encarar o Papai Noel como alguém inquestionável. Os pais se desesperam, não sabem o que é melhor: falar a verdade ou manter a ingenuidade e a fantasia?

O importante é que as crianças sempre dão pistas do que realmente estão querendo ouvir. As pequenininhas vivem esse encanto de toda essa magia da data, e quase não irão questionar. Aos poucos, elas vão perguntar, pois com certeza já ouviram alguém dizer que não existe ou começam a ver que há algumas incongruências e querem testar os pais.

Nesse “teste”, é importante que a criança também seja questionada: “O que você acha?” “Como você acha que o Papai Noel faz?” Deixe que ela formule suas hipóteses, que ela expresse o que está pensando ou sentindo. A nossa função não é tirar de vez essa fantasia ou forçá-la a qualquer custo.

Precisamos apenas estar atentos e dar voz à criança. Com certeza, atrás das perguntas, sempre há respostas lindas e inusitadas na cabecinha de seu filho.

Deixe-o pensar! É assim que se dá o crescimento…

Aproveite para começar a montar sua árvore e passar bons momentos com seus filhos, dizendo como era comemorado o Natal na sua infância, qual o significado da data dentro de sua família e de sua crença…

E prepare-se, porque com certeza outras perguntas virão!

Até a próxima semana!

Conheça o blog da Célia Alves http://pedecoracao.blogspot.com.br/

 

Trackback

Celia Alves

Celia Alves

Professora, com pós-graduação em psicopedagogia, poetisa nas horas vagas e devoradora de livros em horário integral

Comentários (1)

  • lulubel

    |

    Bem, muito bem

    1-) papai noel se comunica via wireless portanto esse treco de chaminé já era, mesmo pq aqui no brasil é mais fácil pelo ar condicionado, então sabendo que não se passa por nenhum dos dois, obviamente sobra para a fada do dente que é recrutada pelo velhinho.

    2-) naturalmente que pela porta trancada não né, mas sempre tem um fresta de janela para o Asdrubal dar um jeito.

    3-) Papai Noel com o crescimento do Mundo fez um espécie de multinacional, ou seja tem sede no mundo todo e obviamente recruta várias pessoas para trabalhar para ele, primeiro porque trenô pode alterar a rota dos aviões e com esse lance de guerra não é mais seguro o voô com renas. Está aí o porque das sedes em todos os paises do mundo.

    4-) ah tá e como ele sabe se vc foi um bom menino? O cara lançou junto com o Steve Jobs, Bill Gates e outros gênios tipo o cara do Wikipédia e da TV, micro chips que identificam por ondas visuais maus comportamentos. Tem também o Onionmirror da Cebola Enterprise, esse aí então é o pior, pq todo mundo tem espelho em casa e ninguém sabe que já é vendido com chip que grava imagens e videos já ligados no ultra lap top do papis. Esse acho que é o maior advento já que pode ser usado até no espelhinho do baton…

    5-) se ele lê as cartas ? Nem precisa porque nesses chips ele não só ouve os pedidos, como pode entrar na mente das crianças portadoras de alguma deficiência, seus desejos mais profundos ( eu não sei pq até hj ele não me deu os números da megasena…acho que não tenho me comportado bem…)

    6-) como em todos os shoppings tem papai noel? Simples é a tal da multinacional, na verdade são recrutas, até porque fontes reais me contaram que ele fez lipoescultura e tá na missão açúcar zero. É porque ele tava bem barrigudo e a gente sabe que isso é o maior indício de diabetes. Como ele é safo, ele logo foi é se cuidar. Barba branca ele também não usa, fica fedida e a comida gruda, fora como tem alguns caras aí que usam barba que são bem do mal, ele achou que estrategicamente não usar barba seria melhor para a imagem dele. Na verdade ele pintou o cabelo, mas aí se eu revelar mais alguma coisa, fico sem meu presente.

    O mais importante não é o pedir e explicar as coisas mágicas que o Velhinho faz e sim o compartilhar. Nisso papai noel vai a loucura porque é o único presente que ele recebe da gente. Aquele que une famílias, pessoas e confraterniza – o amor.

    Eu não amo o motoboy que entrou na minha frente hoje e danificou ainda mais meu parachoque já destruido, mas eu vou deixar para lá, porque sai mais barato. Tenho certeza que ele, o motoboy, ah esse fica sem presente!!!!!

    Beijos

    Responder

Comente