Pretzel

Publicado por Dona Joana em Blog, Cozinhando

A história do Pretzel data do início dos anos 600, quando um monge de um convento situado em algum lugar entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, se deu conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma prece.

Os três buracos formados pelo desenho significariam a Santíssima Trindade. Achando interessante esta criação, os monges decidiram fazer em grande escala para presentear as crianças que memorizassem passagens das Sagradas Escrituras.

Chamaram este salgado de Pretiola, palavra latina para designar uma pequena recompensa. As Pretiolas atravessaram as regiões vinícolas da França e da Itália, subiram os Alpes, passaram através da Áustria e cruzaram a Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel.

Durante a passagem de ano, as crianças da Alemanha colocam Pretzels ao redor do pescoço para terem boa sorte no novo ano.

Conta-se que em 1510, em Viena, enquanto as pessoas dormiam, os Turcos tentaram invadir a cidade e não obtiveram êxito graças à ação dos fazedores de pretzel que estavam acordados e puderam alertar os cidadãos, os quais aniquilaram os Turcos na sua tentativa de invasão.  A cidade foi salva e o Imperador premiou os padeiros um brasão de armas.

Fonte: Food for Thought on-line

Vamos a receita!

Ingredientes:

1½ Tablete de Fermento Biológico

1½ xícara (chá) de Água

2 colheres (sopa) de Açúcar Mascavo

5 xícaras (chá) de Farinha de Trigo

Manteiga para Untar

1 colher (chá) de Sal

2½ xícaras (chá) de Água Morna

3 colheres (sopa) de Bicarbonato de Sódio

Sal Grosso a Gosto

 

Preparo:

1. Dissolva o fermento em 1 1/2 xícara (chá) de água. Coloque num recipiente grande e acrescente o açúcar. Mexa bem e acrescente a farinha, aos poucos, e em seguida o sal. Misture a massa até que se desprenda das mãos. Se necessário acrescente mais farinha, sempre aos poucos.

2. Reserve a massa num recipiente e cubra. Deixe a massa descansar por cerca de 1 hora ou até que dobre de volume.

3. Pré aqueça o forno em temperatura alta (200º). Unte 2 assadeiras grandes com manteiga e farinha de trigo.

4. Retire a massa do recipiente e divida-a em 12 partes iguais. Estique cada porção, com a palma da mão, em forma de cordão.

5. Dê forma aos cordões e una as pontas. Coloque a água morna e o bicarbonato de sódio num recipiente e misture bem. Despeje a mistura num prato fundo.

6. Mergulhe cada pretzel no banho de água morna com bicarbonato, com uma escumadeira, e coloque-os em seguida na assadeira untada. Deixe os pretzel crescerem mais uma vez por cerca de 15 minutos.

7. Pincele com manteiga derretida e polvilhe com sal grosso. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados.

 

Esta recetinha é muito facil de fazer! Depois me escreva contando se eles gostaram!


Até a próxima!

 

Tags: , ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente