São João Batista

Publicado por Dona Joana em Blog, Educar

Batismo de Jesus Cristo

Filho de Zacarias e Isabel, João foi trazido ao mundo como um presente de Deus em resposta as orações de seu pai pois sua mãe, Isabel, era estéril e já com idade avançada. Foi, segundo a crença católica, o arcanjo Gabriel quem deu a notícia a Zacarias e disse que menino deveria chamar-se João.

Descrente, Zacarias duvidou das palavras do arcanjo e por isso perdeu sua voz vindo a recuperá-la no dia do nascimento do bebê quando escreveu em uma tábua “Seu nome é João”. Ao recuperar sua voz, Zacarias entoou o cântico Benedictus (https://www.youtube.com/watch?v=f_RjlIPuqyc).

João se tornou Batista ao dedicar a vida a livrar os homens do pecado original através do Batismo e ocupou o lugar de arauto da chegada de Jesus Cristo e por isso é o único santo cujo nascimento é celebrado. Por essa celebração a Festa de São João foi posta junto ao solstício de verão (na Europa), uma festa pagã muito importante até a cristianização da Europa e até hoje celebrada com muita alegria lá e aqui.

A fogueira nas festas de São João remete ao que teria sido combinado em Maria (Nossa Senhora) e Isabel. Quando uma fogueira seria acendida por Isabel para avisar a Maria do nascimento de seu filho. Pregando contra a imoralidade e hipocrisia, João Batista condenou publicamente a relação extraconjugal que Herodes mantinha com sua cunhada. Por isso foi preso e decapitado a mando de Herodes.

Tags: , ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente