Teste: Oi? Você está inserido no mundo digital do seu filho?

Publicado por Raquel Espigado em Educar

Como seria a nossa vida sem a tecnologia? Alguém lembra como era a vida antes do celular? E antes da internet ser tão acessível?

Ah, a falta de conectividade tinha lá seus momentos mágicos. E mais tranquilos. E menos ansiosos. Menos imediatistas (quem nunca ficou louco porque o outro não respondeu seu SMS e seu e-mail imediatamente após o envio que atire a primeira pedra).

Mas não pensem que eu vou defender o analógico, até porque eu sou muito digital. Confesso que às vezes até recebo umas broncas do tipo:

- Mamãe, dá prá você largar esse celular?

Não importa o quão tecnológicos somos. Nossos filhos estarão sempre um passo à nossa frente e em alguns casos, uma caminhada mesmo.

O limite entre o saudável e o exagero é tão tênue que se torna tarefa fácil se perder na empreitada do “até quanto é saudável deixar nossos filhos na frente da tela?”. E se a coisa não for muito bem combinada, vai ter bico e cara feia na parada, mas eses limites serão discutidos na próxima semana.

Para entender um pouco mais do universo das nossas crianças, vamos fazer um pequeno teste. Quanto seu filho sabe sobre tecnologia e você, não. Tente, vai ser divertido!!! ;-)

 

1 – A expressão WoW significa:

(A) – Empolgação

(B) – World of  Warcraft – um Game on-line de sucesso entre a galerinha.

(C ) – Desistência de um adversário no jogo – tipo W.O

 

 2 – “NOOB” quer dizer:

(A) – Considerado bobo pela turma

(B) – Novo entre a galerinha

(C) – Um jogador muito ruim

3 – MMO são games de:

(A)- Lutas MMA

(B) – Um jogo disputados por pessoas do mundo todo, ao mesmo tempo

(C) – Jogo voltado para desenvolver a habilidade multitarefa nas crianças

 

4 -Nintendo, Sony e Microsoft são fabricantes de:

(A)- Wii, PSVita e Kinect

(B) – XBox, PlayStation e Wii

(C) – Wii, PlayStation e PSVita

 

 5 – O que é Kinect?

(A) – O nome de um novo sistema operacional para celulares

(B)  - Aparelho com sensor de movimento para jogos do Xbox

(C) – Simulador de esportes radicais que deve ser jogado on-line

 

6 – O que é Angry Birds?

(A) – Vídeo que mostra pássaros e porcos cantando versões de músicas conhecidas

(B) – Jogo para múltiplas plataformas que consiste em “estilingar” porcos

(C ) – Série infantil que mostra a guerra entre pássaros e porcos

 

 7 – Seu filho diz que seu jogo está com “lag”, você pensa que:

(A) – A conexão com a internet está lenta, dificultando o jogo

(B) – O jogo está com uma falha de fabricação

(C) – O jogo está com vírus

 

 8 – Newbie significa:

(A) – Um jogo de corridas

(B) – Um jogador iniciante

(C) – Um novo conceito para jogadores super atualizados

  • Se sua pontuação foi 0: Você é analógico para um filho super digital. Talvez conversar um pouco mais com ele possibilite maior interação entre vocês, além de ajudar na supervisão do que seu filho está jogando. Lembre-se: assim como na TV, os jogos possuem classificação etária e você precisa estar atento.
  • Se sua pontuação foi 1 a 2: Você está tentando, mas tem ainda um longo caminho pela frente. Você está ouvindo o que ele diz, mas talvez precise entender o que significa tudo aquilo que ele diz. Perguntar vai, não só te deixar antenado ao que acontece com ele, mas também fazer com que seu filho se sinta orgulhoso de te ver tentando.

 

  • Se sua pontuação foi 3 a 4: Você está se esforçando. Sabemos que é difícil decorar todos os termos, mas você valoriza a sua comunicação com seu filho e com o tempo conseguirá entender todos os termos.

 

  • Se sua pontuação foi 5 a 6: Parabéns! Você sobreviveria a uma invasão de robôs ao planeta Terra. Esse conhecimento possibilita uma melhor comunicação, interação e percepção do que é bom pra cada fase do crescimento e desenvolvimento do seu filho.
  • Se sua pontuação foi 7 a 8: UAL! Você domina o mundo tecnológico! Você participa de todas as atividades do seu pequeno. Só não se esqueça de inserir outros tipos de atividades e diversão para ele, afinal, nem só de tecnologia vive uma criança.

 

Gostaram? Faça um comentário com o seu resultado e compartilhe com os amigos. Vamos ver o quanto seus amigos entendem de tecnologia.

Beijinhos e até a próxima semana,

Raquel Espigado

 

Respostas: 1-B, 2-C, 3-B, 4-A, 5-B, 6-B, 7-A, 8-B

Tags: ,

Trackback

Raquel Espigado

Raquel Espigado

Raquel Espigado tem 34 anos e é mãe do Rafa, um menino levado de 8 anos idade. Com formação em publicidade, se apaixonou por transmídia e viu nisso uma nova forma de educar e melhorar o desempenho dos pequenos. Acompanha de perto a evolução das crianças, hoje tão tecnológicas, para pais ainda analógicos. Acredita que as crianças não nascem sabendo se divertir, cabe aos adultos ensina-los. É pra isso que estamos aqui :)

Comente