Vamos fazer um peixinho?

Publicado por Cuca em Diversão

Estamos em plenas férias e você não sabe o que fazer para entreter as crianças em casa? Que tal montar uma oficina de dobraduras para que os pequenos possam exercer a criatividade com coloridos pedaços de papel?

Com a milenar técnica oriental de dobradura o Origami, é possível criar uma infinidade de objetos que podem ser usados como brinquedos, enfeites, e acessórios. E o melhor é que para criar as variadas figuras não é necessário usar tesoura, fazendo dessa uma atividade totalmente segura para as crianças.

Este simpático peixinho é muito fácil de fazer. Você pode usar papeis coloridos e se divertir muito !

 

 

1. Feche o papel quadrado na dobra em diagonal, para formar um triângulo. No meio desse triângulo, faça outra dobra.

2.  Abra novamente o papel: agora ele tem duas dobras diagonais e uma horizontal marcando o centro.

3.  Agora vai complicar um pouquinho: com os dedos, vira a dobra horizontal para dentro, enquanto as diagonais permanecerão viradas para fora.  Cuidado para não amassar o papel. Use a dobra que você modificou para dobrar para dentro as duas laterais do papel, formando uma pirâmide.  Como pode ver, as duas dobras precisam ficar no meio.

4. Você tem agora uma pirâmide que pode abrir dos lados.

5. Pegue uma das pontas e dobre-a para fora. Ela deve ultrapassar ligeiramente o meio do triângulo.

6. Dobre a outra ponta da mesma forma, no sentido oposto. Você acabou de fazer a cauda do peixe. Vire o papel: seu peixe está pronto. Você pode fazer o olho, boca e nadadeira lateral com caneta (tipo hidrográfica).

7.  Abra novamente o papel: agora ele tem duas dobras diagonais e uma horizontal marcando o centro.

8.  Agora vai complicar um pouquinho: com os dedos, vira a dobra horizontal para dentro, enquanto as diagonais permanecerão viradas para fora.  Cuidado para não amassar o papel.

9. Use a dobra que você modificou para dobrar para dentro as duas laterais do papel, formando uma pirâmide. Como pode ver, as duas dobras precisam ficar no meio.

10.  Você tem agora uma pirâmide que pode abrir dos lados.

11.  Pegue uma das pontas e dobre-a para fora. Ela deve ultrapassar ligeiramente o meio do triângulo.

12. Dobre a outra ponta da mesma forma, no sentido oposto. Você acabou de fazer a cauda do peixe. Agora vire o papel: seu peixe está pronto. Você pode fazer o olho, boca e nadadeira lateral com caneta hidrográfica.

13. Para o branco do olho, use um pedacinho de papel redondo.

Sugestão: faça peixinhos de diversos tamanhos e cores: ficará uma graça na forma de móbile, ou em um quadrinho, para o quarto das crianças.

No esquema abaixo, você encontrá colocamos o detalhamento das dobras com todas as etapas.

 

Divirta-se e até a próxima!

 

Tags:

Trackback

Cuca

Cuca

A Cuca tem 7 anos, tem cabelos ruivos (cor de chocolate), olhos claros, e sempre anda de Maria-chica!

Comente