Você comemora o Dia de Reis?

Publicado por Duda em Educar

Desde pequena, a minha mãe comemora conosco, o dia de Reis, fazendo bolos e brincadeiras. O Dia de Reis, é comemorado no dia 6 de Janeiro,  pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.  A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar.

Há quem diga que a tradição manda, no Dia de Reis, colocar três caroços de romã dentro da carteira para ter dinheiro durante o Ano Novo.  No dia de Reis, também se come o bolo de Reis, uma das versões é feita com frutas cristalizadas e na massa colocam-se pequenas imagens do menino Jesus e quem morder o pedaço com a imagem terá grande sorte.

Outra tradição que marca a data é o desmonte do Natal e demais enfeites usados no durante a comemoração, com isso se encerra as comemorações do nascimento de Jesus.

Em alguns países, como Espanha, as crianças são estimuladas a deixar seus sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis Magos deixam doces  para as crianças no lugar do capim.

Aqui em casa, deixamos uma linda moeda (daquelas novinhas) e brilhantes. Também fazemos o bolo de Reis.

A tradição também consiste em comer Bolo de Reis. Dentro dele você pode esconder uma fava ou feijão e um brinde escondido.  A pessoa que encontrar a fava deve “pagar” o Bolo de Reis no ano seguinte. A pessoa que pegar o brinde será coroada como rei, e terá boa sorte no ano.

Na França, eles fazem os “Galette des rois” , uma espécie de massa folhada com recheio de creme de amêndoas, onde também encontram um brinde no seu interior. A Galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.

E você, como vai comemorar o dia de Reis?

 

Tags: ,

Trackback

Duda

Duda

Duda tem 9 anos e adora brincar de bonecas. Ela está sempre de bom humor e vive fazendo piadas seus irmãos.

Comente