Volta às aulas – 5 dicas para ajudar os pequenos

Publicado por Dona Joana em Blog, Educar

As férias terminaram! Em algumas escolas do Brasil, o início do segundo semestre começou dia 14 de julho e para outros a maratona começou hoje! Por um lado, eles já conhecem os professores e de certa forma conhecem a rotina escolar, já tem um círculo de colegas formado. Mas por outro lado, eles ficaram 30 dias fora da rotina escolar. É hora de começar com o pé direito e muito entusiasmo. E qual é o seu papel nessa história? Nós pais e mães, precisamos ajudar nossos pequenos na árdua tarefa de reorganizar a rotina e ao mesmo tempo incentivar o hábito do estudo. 

Sob a nossa a batuta, nós pais, precisamos orquestrar um dia a dia saudável e estimulante, assim, nossos pequenos terão mais chances de que tudo saia bem nos estudos.  

Aqui vão 5 dicas úteis que seguramente ajudarão nesta tarefa:  

  • Noites bem dormidas! Quando a criança está descansada, tem mais disposição para aprender. Sempre com sono e mal-humorada, por outro lado, pode acabar vendo a escola como um suplício! Meu conselho: tome conta para que seu filho durma cedo e acorde bem disposto no dia seguinte. Ele precisa de no mínimo 9 horas de um bom sono!
  •  Ajude na lição de casa! Não faça a lição para o seu filho! É muito importante que o professor saiba como ele está se saindo nos exercícios. Se possível, esteja sempre por perto ou melhor se faça presente!  Pergunte como foi o seu dia, verifique a agenda. Tire suas dúvidas, incentivando-o a pesquisar mais sobre o assunto. Lembre-se que o local de estudos é fundamental para que ele faça a lição em um local silencioso e bem iluminado. Nada de TV! Como a minha mãe dizia: primeiro a obrigação e depois a diversão!
  • Incentive a leitura - Leia para o seu filho e também na frente dele e incentive-o a ler dando livrinhos de presente, levando-a a bibliotecas e livrarias e conversando sobre histórias lidas e vistas nos filmes. Como dizem “quem lê nunca está sozinho.”
  • Organização na Rotina escolar - A esta altura, você já tem o calendário escolar pendurado na geladeira. Não é demais perguntar, se o material está em ordem na mala, se a lição foi feita, e principalmente veja o calendário de provas. Acredite, a rotina do segundo semestre costuma dar uma “apertadinha”! A rotina escolar fica mais difícil, pois eles começam a se preparar para o próximo ano. Sabendo que seus pais são envolvidos, seu pequeno tenderá a valorizar mais seu local de estudo.
  • Não deixe que ele falte sem necessidade - Especialmente no inverno, e com as manhãs frias, é normal aquela preguiça! Mas ir à escola é a atividade principal da vida dos nossos pequenos! Quando a criança não vai à escola, perde oportunidades de aprendizado e de socialização. 

Tags: ,

Trackback

Dona Joana

Dona Joana

Avó ideal! Divertida sem deixar de educar seus filhos e netos. Muito criativa, é capaz de inventar as mais fantásticas brincadeiras.

Comente